Análise: Em junho, o volume de serviços capturados pela Pesquisa Mensal de Serviços acelerou (+1,7%) em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal) e, no ano, o indicador avançou 1,3%.
Todas as cinco principais categorias apresentaram crescimento em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), em especial, os serviços de Informação e Comunicação (+2,0%) e de Transportes (+1,8%).
Na comparação anual, quatro categorias apresentaram crescimento, em especial os Serviços prestados às famílias (+4,1) e os Serviços de informação e comunicação (+5,8%). Apenas a categoria de Transportes apresentou desaceleração (-2,7%), com destaque para o modal terrestre (-5,5%). A tabela abaixo reúne os principais indicadores.
Opinião: A economia segue aquecida e não indica apresenta sinais de que o Banco Central pode flexibilizar a política monetária: quatro das cinco categorias de serviços mantêm a tendência de crescimento iniciada no segundo semestre de 2023. Por outro lado, a categoria de Transportes, embora tenha apresentado um menor volume em 2024 em comparação com 2023, não apresenta queda nas receitas nominais, o que indica que o setor apresentou ganhos reais ou está conseguindo repassar aos consumidores a inflação dos combustíveis, especialmente nos modais aéreos e aquaviários. Já a subcategoria de transporte terrestre, indica que os principais desafios da Catástrofe do Rio Grande do Sul, já tenham sido mitigados.