PMS: Maio de 2024

Análise: Em maio a Pesquisa Mensal de Serviços ficou estável (+0,0%) em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal) e, no ano, o índice avançou 0,8%.

Das cinco principais categorias, houve crescimento em comparação com o mês anterior (com ajuste sazonal) nos Serviços prestados às famílias (+3,0%), que recuperaram as perdas de abril (-2,7%) e são um dos principais motores da atividade econômica, e em Serviços profissionais, administrativos e complementares (+0,5%).

Outro destaque fica por conta da categoria de Transportes que, embora tenha recuado 1,6% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal) e tenha voltado ao patamar de março, não demonstra tendência de queda, uma vez que se mantém no mês patamar desde agosto de 2023.

Na comparação anual, quatro categorias apresentaram crescimento, em especial os Serviços prestados às famílias (+6,5%) e os Serviços de informação e comunicação (+4,2%). Apenas a categoria de Transportes apresentou desaceleração (-4,8%), com destaque para o modal aéreo (-14,9%). A tabela abaixo reúne os principais indicadores.

Opinião: A economia segue aquecida: quatro das cinco categorias de serviços mantêm a tendência de crescimento iniciada no segundo semestre de 2023. Por outro lado, a categoria de Transportes, embora tenha apresentado um menor volume em 2024 em comparação com 2023, não apresenta queda nas receitas nominais, o que indica que o setor apresentou ganhos reais, especialmente no transporte aéreo. Já na subcategoria de transporte terrestre, a queda em abril foi de 4,5% em relação ao ano anterior, indicando efeitos menos severos do que o esperado, em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul.

Rolar para cima